FILOSOFIA TOLTECA: 4 DICAS de compromissos para sua VIDA!

FILOSOFIA TOLTECA: 4 DICAS de compromissos para sua VIDA!

Milhares de anos atrás, os toltecas eram conhecidos no sul do México como "homens e mulheres de sabedoria". Antropólogos falam dos toltecas como uma nação ou raça, mas, na verdade, os toltecas eram cientistas e artistas que formavam uma sociedade para explorar e conservar a sabedoria espiritual e as práticas dos antigos. Encontraram-se como mestres (nagual) e estudantes em Teothuacan, a cidade antiga das pirâmides próxima à Cidade do México conhecida como o lugar onde o "Homem se Torna Deus". 

"É fácil viver com os olhos fechados,entendendo errado tudo o que você vê... " - John Lennon 

O que você está vendo e ouvindo neste momento não passa de um sonho. 
Você está sonhando neste momento. 
Está sonhando com o cérebro acordado. Sonhar é a principal função da mente, e os sonhos da mente duram vinte e quatro horas por dia. Sonhamos quando o cérebro está acordado e também sonhamos quando o cérebro está adormecido. A diferença é que quando o cérebro está acordado, existe uma moldura material que nos faz perceber as coisas de forma linear. Quando vamos dormir, não temos essa moldura, e o sonho possui a tendência de mudar constantemente. 
Quando crianças, não tivemos oportunidade de escolher nossas crenças, mas concordamos com a informação que nos foi passada sobre o sonho do planeta por intermédio de outros seres humanos. A única maneira de armazenar informações é por acordo. O sonho exterior pode captar nossa atenção, mas se não concordarmos, não armazenamos essa informação. Assim que concordamos, acreditamos, e isso é chamado de fé. Ter fé é acreditar incondicionalmente.
Se conseguirmos perceber que são os compromissos que nos regulam a vida, e não gostamos do sonho de nossa vida, precisamos alterar os compromissos. Quando, finalmente, estivermos prontos para mudar esses compromissos, existem quatro acordos poderosos que nos ajudarão a quebrar aqueles acordos que vêm do medo e drenam nossa energia.  

OS 4 COMPROMISSOS

Você precisa de muita força de vontade para adotar os Quatro Compromissos - mas se você conseguir começar a viver sua vida com esses compromissos, a transformação em sua vida será impressionante. Você verá o inferno desaparecer perante seus olhos. Ao invés de viver um sonho de inferno, você estará criando um novo sonho-seu sonho pessoal do céu.

1 - SEJA IMPECÁVEL COM SUA PALAVRA 

Fale com integridade. Diga apenas aquilo em que acredita. Fuja de fofocas e de comentários negativos. Use o poder da sua palavra na direção da verdade e do amor.
Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia; é usá-la na direção da verdade e do amor por você mesmo.

2 - NÃO LEVE NADA PARA O LADO PESSOAL

Nada que os outros fazem é por sua causa. Aquilo que os outros dizem e fazem é uma projeção de suas próprias realidades, de seus próprios sonhos. Quando Você torna-se imune às opiniões e ações alheias, não será vítima de sofrimentos desnecessários.
Seu ponto de vista é estritamente pessoal. Não é a verdade de ninguém, e sim a sua.
Você nunca é responsável pela ação dos outros; só é responsável por você mesmo. Ao compreender verdadeiramente essa realidade, recusando-se a levar as coisas para o lado pessoal, você dificilmente será atingido pelos comentários descuidados ou ações de terceiros. 
3 - NÃO TIRE CONCLUSÕES
Crie coragem para fazer perguntas e expressar o que você realmente deseja. Comunique-se com os outros o mais claramente possível para evitar mal-entendidos, tristezas e drama. Com esse compromisso, você poderá transformar sua vida completamente.
Presumimos que todos enxergam a vida da mesma forma que nós. Presumimos que os outros pensam da mesma forma que nós,sentem da mesma forma que nós, julgam como nós julgamos e sofrem como nós sofremos. Essa é a maior presunção que o ser humano pode ter.

4 - DÊ SEMPRE O MELHOR DE SI
O seu melhor irá mudar de instante para instante; ele será diferente nos momentos de saúde e nos de doença. Sob qualquer circunstância, simplesmente dê o melhor de si, e você evitará autojulgamento, autoabuso e arrependimento.

Se você quebrar um compromisso, comece outra vez no dia seguinte, e novamente no dia que virá depois. Será difícil no início, mas a cada dia se tornará mais e mais fácil, até que um dia você descobre que está controlando a sua - vida com esses Quatro Compromissos. Você ficará surpreso com a maneira como sua vida foi transformada. 
Fonte: Os quatro Compromissos: Um guia prático para a Liberdade Pessoal - Don Miguel Ruiz.

Veja mais:

Project Somos Arts . Tecnologia do Blogger.