Quiropraxia: A importância da postura correta. Descubra Doenças e problemas de saúde ligados ao Desequilibrio enérgetico de cada vertebra;

Quiropraxia: A importância da postura correta. Descubra Doenças e problemas de saúde ligados ao Desequilibrio enérgetico de cada vertebra;

A prevenção e correção de problemas relacionados à coluna podem ser trabalhados com idas periódicas ao especialista que trata da pessoa como um todo. No caso de stress, enxaqueca, taquicardia, hérnia de disco, bico de papagaio, esporão, dormência, formigamento, perna menor, enfim, para todas as dores instaladas é indicada a Quiropraxia.
O terapeuta avalia a coluna observando cada vértebra, que são pequenos ossos em forma de discos superpostos e unidos por ligamentos e músculos. Entre cada par de vértebras há um disco de cartilagem responsável pela redução  do atrito dos ossos que ocorre quando nos movimentamos.
Aqui cabe o desenho das vértebras.(Fonte: Instituto Brasileiro de Coluna)

Vértebras coccígeas e sacrais
Cóccix, pequeno osso localizado na parte inferior da coluna vertebral.  OSacro, osso grande  e triangular,  localizado na base da coluna vertebral, formado por vértebras fundidas, e no final é parecido com uma cauda, um “rabinho” de ossinhos bem pequenos.
Nas vértebras coccígeas constituem nossa força de sobrevivência e nas vértebras sacrais o modo de lidarmos com nossos problemas interiores.
Vértebras lombares
Situam-se entre o sacro e o tórax compondo a coluna lombar demonstrando  a forma de “levar a vida”  ora mais relaxada ora mais tensa. Elas processam a sexualidade e o sentimento de segurança.
Nas vértebras L1 a L5, reside à força pessoal. As vértebras  estão conectadas ao corpo na visão sensorial de acordo com o descrito abaixo:
L1 …. ao intestino delgado;
L2….ao apêndice e a alegria de viver;
L3….a bexiga e órgãos sexuais;
L4….musculatura lombar, nervo ciático, próstata e útero;
L5….ao prazer, viver de forma prazerosa.
Vértebras torácicas
São as que dão sustentação ao corpo e na visão holística representam  a organização da vida, a harmonização amorosa e social, o compromisso e a responsabilidade consigo mesmo.
T1….traqueia e esôfago;
T2….vasos sanguíneos e laringe;
T3….sistema respiratório e  escápula;
T4….vesícula biliar, mama e mamilo;
T5….Circulação sanguínea, plexo solar;
T6….estômago e coração;
T7….pâncreas e duodeno;
T8….fígado, baço e diafragma;
T9….glândula supra-renal e fígado;
T10…círculo umbilical;
T11…sistema urinário, ureter;
T12…intestino delgado e sistema linfático.
Vértebras cervicais
Localizam-se entre o crânio e o tórax e são responsáveis pelos impulsos que promovem a percepção e o reconhecimento dos desejos pessoais e como agir, como colocar em prática as nossas vontades e a organização da nossa ideia.
Parte alta da nuca….central dos desejos;
C1….denominada Atlas…glândula pituitária ou hipófise, cerebelo, sistema nervoso simpático, couro cabeludo, orelhas média e interna;
C2….Áxis…região temporal e órgãos do sentido;
C3….fossa supraclavicular, face lateral do pescoço, mastoide e zigomático;
C4….região subclavicular, lábios, boca e nariz;
C5…clavícula, cordas vocais e faringe;
C6…paratireóide;
C7…tireóide e intestinos.
Certos cuidados com a coluna vertebral, como a manipulação das articulações nos leva a uma vida saudável e produtiva.
“A saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.”

Fonte: Revista Terapia Holística e Instituto Brasileiro de Quiropraxia

Veja mais:

Project Somos Arts . Tecnologia do Blogger.