Apenda como colocar limites em suas relações; Impor limites com delicadeza demonstra autoconfiança e respeito pelo outro...

Tentar se impor pela força não necessariamente significa usar a violência física. A forma de falar, usando um tom de voz mais alto e um olhar de desdém ou superioridade, também representa uma agressão. Quem age dessa maneira desrespeita o outro e só leva em conta o pensamento individual. E, sem trocas, todo relacionamento perde.
"Precisamos das outras pessoas e um modelo autoritário demais mina qualquer relação" diz a psicóloga Ariane Teixeira Toubia, especializada em terapia cognitivo comportamental e saúde mental pelo Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo). 

Endurecer sem perder a ternura

Palavras delicadas e firmes denotam mais força do que gritos e atitudes carregadas de agressividade, conforme afirma Terezinha. "Por vezes, a gritaria é sinal de fraqueza. É como se a pessoa fizesse muito barulho para não deixar as suas inseguranças tão visíveis", declara.
Por outro lado, ao argumentar e refletir sobre um conflito, adquire-se o controle interno, necessário para administrar as emoções e passar segurança. "Nessa situação, conseguimos dar o recado olhando nos olhos do outro, mantendo o tom de voz neutro, a postura aberta e a linguagem objetiva, ou seja, deixando claro o que queremos dizer, sem rodeios", explica Ariane.
"Às vezes, as pessoas querem que o outro adivinhe o que elas têm em mente. Se isso não acontece, estouram, porque acreditam que já era para o outro ter entendido o que elas nem sequer chegaram a sugerir por meio de suas ações", diz a psicóloga. 

É preciso treino

Impor-se com delicadeza é uma habilidade que se adquire no decorrer da vida. "Trata-se de uma habilidade que tem tudo a ver com o controle emocional. Uma pessoa que perde a compostura numa discussão está sem o domínio das suas emoções. Quando você treina, é possível adquirir esse comando", diz a psicopedagoga Elisabete da Silva Duarte, coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo. 
Vale até mesmo treinar em frente ao espelho, imaginando situações difíceis. Outra ideia é escrever o que gostaria de dizer em um momento de conflito. "Muitas vezes, a pessoa tem a intenção de se impor de maneira suave, mas a ansiedade prejudica. O treino vai ajudar a criar confiança para se posicionar adequadamente em uma situação futura", afirma Ariane. 
Também é interessante conversar com pessoas de confiança sobre o assunto. "Sozinho você faz autocríticas e proposições. Mas, com outra pessoa, pode compartilhar e ter referências de outros modelos de reação. Dividir torna tudo mais fácil", diz Terezinha. 
Diante de uma circunstância de conflito, quando os nervos ficam à flor da pele, as especialistas são unânimes na orientação: parar, respirar e deixar para resolver o problema mais tarde, quando já tiver refletido sobre a melhor maneira de se expressar. Com o impulso controlado, você freia o ritmo interno, oferece espaço para a razão sobrepor as emoções e, então, percebe que reagir com assertividade é muito mais eficiente do que estabelecer limites a qualquer custo.

Comentários

  1. GRACAS A DEUS POR MUINHAS MULTIPLAS PERSONALIDAS, TER DUAS OU MASI PERSONALIDAS, NO POUPA MUITO E NEM PRECISAMS FICAR CONSULTAOA A OUTRO, PORQUE JA TEMOS MUITOS****************@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$Também é interessante conversar com pessoas de confiança sobre o assunto. "Sozinho você faz autocríticas e proposições. Mas, com outra pessoa, pode compartilhar e ter referências de outros modelos de reação. Dividir torna tudo mais fácil", diz Terezinha.

    UM ADUPLA PERSONALIDADE E MUIT MAIS AVANCAA QUE TUTE ISSUSS, IBISSSSS

    Diante de uma circunstância de conflito, quando os nervos ficam à flor da pele, as especialistas são unânimes na orientação: parar, respirar e deixar para resolver o problema mais tarde, quando já tiver refletido sobre a melhor maneira de se expressar. Com o impulso controlado, você freia o ritmo interno, oferece espaço para a razão sobrepor as emoções e, então, percebe que reagir com assertividade é muito mais eficiente do que estabelecer limites a qualquer custo. E DAI SE REPMEIRE PEGA UM CANCER, NAO TEM NEM CORAGEM DE EVEROKICA DE PAULO COELHO EDE ASIMUR E GUSPIRO SEUS ODIS E IRAS HMANSO, E FICA FINGINDO SER UMA DROGA DE PAMANOHA OU PLANTA KUMA DIZ O ASPARETTOR E OS PLANFELTOS ROSAZ CRIIUZIAM!!!!
    UM ATRIPLA PERSOANLIDADE AO @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@22222
    *****CAVALGANDO KUM BUCEFALO, HHHHHHHHHHHHH HUMMMMMMMMMM HUMMMMMMM HHUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM MUSIC HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHUMMMMMMMMMMMMMMMMMM HUMMM HUMM GHMMMMMMM HUMMMMMMMMMMMMMMM HUMMMMMMMMM HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    AGORA OU SER BEM FRANCA KUM VOCES, TUDO ESTA IVERTIDO KUM AJA DIZ O DOUTROR KEEEPER EM TROILOGIA OU AKUMA TRILOGIA, NO SITE STOP A DESTRUICAO DO MUNDO
    A VERDADE DURA
    E QU TUDO MUNDO QUER GRITAR SMO E ESES SAO OA S MAIS SINCEROS E PUROS, FICAR INGINDO E DIZENDO QUE GRITAR E COIA D FRACO OU BARULHENDO E ALGO DA PRE HJISTORIA DA QUEM SE DIS PSIOLOCA E JAMASI SLAA OU AJDUA NINGUEM...
    FICAR FINGINDO SER CALMINHO E DIZENDO BULLSHSIITS, E QU PESSOS QUE GRITAM OU SAO IRADAS SAO DESCONTROLAS E QUE E TNARR
    SER MANSINHO MAS KUM AS MESMAS INTENCOES DE QUEM GRITA,

    . "Por vezes, a gritaria é sinal de fraqueza. É como se a pessoa fizesse muito barulho para não deixar as suas inseguranças tão visíveis", declara.
    Por outro lado, ao argumentar e refletir sobre um conflito, adquire-se o controle interno, necessário para administrar as emoções e passar segurança. "Nessa situação, conseguimos dar o recado olhando nos olhos do outro, mantendo o tom de voz neutro, a postura aberta e a linguagem objetiva, ou seja, deixando claro o que queremos dizer, sem rodeios", explica Ariane. USAR ISSSUS E FINGIR NAO ESTAR KUM PUITII RAIVA OU IRA, E FICAE SNCODNENDO SENDO MANSO E TENTNADO SUAR COISS PSSCOLOGIS E UMA GRANDE FAKE AGENT
    DEPOIS NA HORA DA IRA DO LUGAR TENEBROSOS O BICHO SOLTA UTDDO ISSSO EM SCIMA DE ALGUM CAHOROR OU COSIA POR PERTO DE TANTO BREJO QUE ENGOLOUI BABNCADNO A BOAZIHA, FINDONGO DWR EEVLOUIDA UMA E EVLOUIR FOSSSE DEIAR DE OLHA RPA GRANDESE QUE O PODER SUPERIOR COLONOU NO SE RHUANO JA PERFEITO EM QUASE TUDO, SE NAO FOSSEM AS COIS UE TENMA IMPANAR NA MESA DOS PARENTRS E EPSSOA DE FAMILIAS,

    ESTAMOS NUM NIVEIS SECULOS A MAIS AVANCADOS QUE A USPS, E SSES AVELHAS KUMADRES

    ASSIM KUMA O A FRANCE JA ESTAVA ACVANCADA DEM 11800 E POUCO DO QUE O BRAZI EM SEMESMUSSS NO PRESENTE**************

    ResponderExcluir
  2. NAO ESPEREM CHEGAR AOS 70 ANOS KUMA LATO SE OU ESTES MESTRES CHINESE PRA FINALMENTE DIZER***HOJE POSSO FAZER TUDO O QUE MEUR CORACAO DIZ*****LAO TSE

    ResponderExcluir
  3. Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução,

    dedicarei AGORA alguns momentos para "PERDOAR".
    A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que, de alguma

    forma, me ofenderam, me machucaram ou me causaram alguma dificuldade

    desnecessária.
    Perdôo sinceramente quem me rejeitou, me entristeceu, me abandonou, me

    humilhou, me amedrontou ou me iludiu.
    Perdôo, especialmente, quem me provocou, até que eu perdesse a

    paciência e acabasse reagindo agressivamente, para depois me fazer

    sentir vergonha, culpa, ou simplesmente, sentir inadequada.
    Reconheço que também fui responsável por estas situações, pois muitas

    vezes confiei em indivíduos OU CRENCAS NA MUITO ATUALIZADOS DOS LUGARES

    POR ONDE PASSEI


    Agora, me sinto livre da necessidade de sofrer e livre da obrigação de

    conviver com pessoas e ambientes que me diminuem e, principalmente,

    destas pessoas que se sentem incomodadas com a minha presença e a minha

    luz.DE VEZ EM QUANDO,
    Iniciei, agora, uma nova etapa na minha vida em companhia de gente mais

    positiva, cheia de boas intenções, gente amiga, que se preocupa em ser

    saudável, alegre, próspera e iluminada. Gente preocupada em melhorar a

    qualidade de vida - não só a nossa, mas de todo o planeta.
    Editar
    Citações favoritas
    MIAU AUAUAUAUUAUAUAUAUUAUAU EU ESCOLHO VOCE, JESSEEE JAMESSS, EQUIPE

    NOVA E UNIDA, PARA SALVAR AS ONGS E FIUNDACOES DO PLANETA!!!!!!!!! FALA

    MIAU, VAI LOGO MUAYU!!!!!
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XElsBDUJveU
    E SOBREA FOTO LA EM CIMA, NAO ADORARAS IMAGEM, POR ISSO EM REPEITO A

    ISSO E MUITO MAIS, NAO FVOU COLLOCOAR FOTOS POIS SOU FAMOSO E DAREI MEU

    DISFARCE, E AIDNAPOR CIMA, EU PREFIRO FICAR SEM ALGUMA FOTO E TER MAIS

    A FORMA HUMANA MESMO,

    DAI VOCE BRZILEIRINNHA PERGUNTA O QUE E FORMA HUMAN ORAS ENRE NA IGREJA

    DO HJAPAO, WWW.SNI.ORG.BR E CLIQUE EM FORMA HUMANA,
    http://ultradownloads.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário