Estatura (Altura): Veja o significado psicológico da Estatura física humana, Pela metafisica da saúde...

1 Comentario

Estatura (Altura): Veja o significado psicológico da Estatura física humana, Pela metafisica da saúde...

Hormônio do crescimento (hGH). Controla o crescimento geral das células do corpo, age no esqueleto e nos músculos para aumentar a taxa de crescimento. Atinge  o máximo de sua produção no pico de crescimento, que acontece na fase da  adolescência. Ocorrido esse pico, influenciada por  fatores genéticos, estará  caracterizada a estatura da pessoa. Após esse período, esse hormônio continua agindo  no corpo em níveis significativamente menores, mas  sua presença na corrente  sangüínea é necessária para regular o metabolismo de algumas substâncias do corpo.  No âmbito metafísico, o hormônio do crescimento refere-se ao temperamento e ao  dinamismo. Quanto maior o dinamismo da pessoa, reduz-se sensivelmente o volume desse hormônio, exercendo discreta influência na estatura corporal, caracterizando menor crescimento.  Pode-se dizer, resumidamente, que as pessoas mais ágeis são aquelas de menor estatura dentro da família. Se por um lado o temperamento mais agitado dificulta o crescimento, por outro desenvolve a capacidade realizadora, tornando a pessoa mais hábil para gerir recursos próprios para a execução de seus intentos.

O temperamento mais exaltado também é propenso a desenvolver os quadros de ansiedade e irritabilidade. Essa condição é comum nas pessoas de menor estatura. Fisiologicamente não se faz um acompanhamento freqüente dos níveis dó hormônio do crescimento no corpo. Se pudéssemos acompanhá-los, isso revelaria características emocionais, como o dinamismo que a pessoa apresenta numa fase da vida, que é sujeito a variar de acordo com as experiências vivenciadas. Enquanto algumas situações deixam a pessoa mais
excitada, outras a desanimam. Isso interfere sensivelmente nas taxas desse hormônio. Essas variações não são identificadas no corpo por exames de laboratório, nem seria necessário estar acompanhando tão de perto esse quadro orgânico. Visto que esse hormônio também regula o metabolismo do corpo, a variação do temperamento da pessoa fica evidente pela disposição física. Quanto mais dinâmica a pessoa for, maior a

disposição física que ela apresenta. O mesmo ocorre com a estatura corporal: as pessoas mais altas da família possuem temperamento moderado, agem de maneira comedida e freqüentemente são complacentes para com os familiares e amigos.Geralmente elas conseguem lidar com situações difíceis, mantendo a ponderação e relativa serenidade. Não são exaltadas. Raramente se desesperam ou perdem o bom senso. Estão sempre em busca de alternativas que não exijam tanto desgaste para superar os obstáculos, poupando-se de preocupações desnecessárias. O grande desafio das pessoas com estatura mais alta é manterem-se ativas, não se entregarem ao marasmo nem se prostrarem, deixando de participar ativamente da realidade em que vivem.



Livro : Metafisica da Saúde...

1 comentários:

Sou alta e me identifiquei totalmente com a descrição! E também identifiquei pessoas baixinhas que conheço e têm estas características do texto. Muito interessante!

Veja mais:

Project Somos Arts . Tecnologia do Blogger.